As 4 respostas que toda empresa já precisa ter antes de investir em design de produto

Rodrigo Braga França , sócio da Notus Design, escreveu um artigo para o portal do SEBRAE MINAS DESIGN sobre algumas perguntas importantes que todo empresário precisa pensar antes de investir em design de produto. Confira:

Design é negócio

Para o desenvolvimento de design de um produto, algumas perguntas são universais. Ter suas respostas torna o processo inicial mais claro, ágil e eficiente. Listamos abaixo quatro questões fundamentais para não perder tempo e mapear de forma correta o escopo do trabalho.

 01 – Por que esse projeto se tornou necessário? Por que agora?

 Seja para sua equipe interna, ou para um profissional externo contratado, a origem da necessidade do projeto deve estar clara. É muito importante que o empresário exponha com sinceridade e profundidade o que motiva esse desenvolvimento, essa é a pedra fundamental que será a base que determina os objetivos do trabalho.

 Exemplos*:

 “Preciso desse projeto pois meu produto está defasado no mercado, já possui alguns anos que foi lançado e começo a receber críticas dos meus consumidores, além do mais, um forte concorrente surgiu trazendo novidades e não posso ficar para trás.”

 “Minhas vendas aumentaram, adquiri uma nova máquina e pretendo desenvolver um produto para esse novo processo produtivo, adequado a um maior volume de produção que atenda meu crescimento mercadológico.”

 “Nossa área de negócios identificou uma nova oportunidade em um segmento que ainda não atuamos e queremos expandir nosso portfólio para atingir novos mercados”

 Os exemplos são apenas a ponta do iceberg, cabe aos designers se aprofundarem nos temas, detalhando com o empresário as necessidades e consequentemente, suas expectativas.

02- Quem é o consumidor do seu produto?

 A escolha do público de interesse é uma decisão estratégica que deve estar baseada em dados mercadológicos, na identidade corporativa, nos canais de vendas e alinhada com os objetivos de negócios da empresa.

 O profissional designer irá pesquisar, compreender e se aproximar do universo dos usuários para absorver seus desejos e necessidades, mas, para isso, é preciso que lhe seja estabelecido o foco de estudo

 Todo projeto de design é desenvolvido pensando na pessoa que terá o resultado em mãos, por isso, esta resposta é extremamente importante para o sucesso do projeto.

 03- Qual é o volume de produção esperado para esse produto

 O design de produtos é uma ferramenta projetual para a produção em escala, seja pequena ou grande. Determinar a expectativa de produção é fundamental para o desenvolvimento do projeto.

 Isso porque, a escolha dos materiais empregados e processos produtivos é feita a partir dessa definição e todo aspecto formal, o estilo e soluções estéticas estão diretamente condicionadas aos materiais e possibilidades de cada processo produtivo.

 04- Qual a verba que possui para o desenvolvimento deste produto?

 Um grande erro é começar um projeto sem estabelecer a verba total que será destinada a sua viabilização. É preciso entender que, para o desenvolvimento de um produto, todas as etapas possuem seus respectivos custos, que devem estar previstos para serem avaliados e respeitados pela equipe de desenvolvimento.

O desenvolvimento do design sem a pré-definição de investimentos, poderá se transformar em um projeto inviável para a empresa.

Com essas respostas em mãos, o designer pode estabelecer uma proposta comercial e um escopo de trabalho que, se aprovado, permitirá o aprofundamento nestas e em outras questões. O alinhamento dos objetivos e expectativas, processos, verbas, prazos e demais diretrizes evita frustrações e garante a eficiência e eficácia do design de produto.

VIA SEBRAEMINASDESIGN.

Comments are closed.