Caso de sucesso: Design amplia exportação e vendas no mercado interno

Mais um projeto desafiador realizado pela Notus Design chega ao mercado surpreendendo pela aceitação e inovação. O projeto é a nova linha de produtos de cozinha da empresa Artha, empresa com expertise na fabricação de produtos em pedra-sabão produzidos com aparas e sobras de jazidas de esteatito. O projeto foi realizado por meio do programa de melhoria e adequação do produto nacional aos mercados externos, realizado pela Rede Mineira de Extensão tecnológica parte do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC).

O projeto contou com amplas pesquisas onde a equipe de designers mergulhou no universo da pedra-sabão e da gastronomia, com entrevistas a Nutricionista, Engenheira de Alimentos, chefe de cozinha e questionário com vários consumidores do público de interesse desejado, além de pesquisas mercadológicas

Outro ponto fundamental foi a pesquisa técnica para chegar a uma solução inovadora para a fixação das alças de aço inox escolhidas. A solução, pelo seu caráter inédito no mercado, quebra o paradigma das tradicionais faixas de cobre e já está em processo de patente.O empresário Stefano Mimiza manifestou a satisfação com o projeto realizado pela Notus Design e apoio do Sibratec:“O projeto atendeu plenamente as expectativas da empresa, após a adequação dos produtos, amostras foram expostas em uma das maiores feiras da Itália, onde tiveram ótima aceitação, tanto por parte do nosso distribuidor como por parte do público e estamos, atualmente, produzindo a primeira remessa dos novos produtos”

Além da aceitação no mercado externo, a solução inovadora de fixação permitiu ainda a Artha a introdução de novos modelos de alças também para o mercado interno, expandindo os negócios da empresa.

Para os designers Rodrigo Braga França, Ulisses Neuenschwander e Pedro Nascimento que participaram de todo o processo, o projeto teve vários pontos interessantes como relatam: “foi um projeto muito interessante e desafiador pois trabalhamos com um material extremamente tradicional que já possuía paradigmas muito fortes e com modelos de produtos que são repetidos a décadas. A introdução de pessoas de diversas áreas ao longo do projeto e a metodologia de design foram fundamentais para chegarmos no resultado que queríamos, produtos que combinam o aspecto artesanal e industrial, a autenticidade da pedra-sabão e o valor de estima de produtos ligados ao ritual prazeroso da gastronomia”

A empresa já planeja os próximos passos, seguindo com a aplicação do design em outras áreas. Vale a pena espera para conferir.

Para ler o próprio comunicado de caso de sucesso do Sibratec/Progex clique na figura abaixo:

Comments are closed.