Design é um processo – Etapa: Geração de Alternativas

Já falamos aqui que todas as etapas durante o processo de design de um novo produto são fundamentais para o seu sucesso, mas gostaríamos de destacar a fase de Geração de Alternativas.

É o momento onde o produto começa, de fato, a nascer. É quando, a equipe de design, unindo conhecimentos sobre percepção visual, harmonia, equilíbrio e composição juntamente às informações sobre estilos, tendências e cultura criam as linhas e formas que posteriormente serão tocados pelos consumidores.

Um bom projeto precisa de muitos testes e opções até chegar no melhor resultado, o objetivo é criar aquela forma que irá encantar os consumidores pela beleza e conquistá-los com uma ótima usabilidade.

Etapa de Geração de alternativas, criar o novo

 

Design de produtos para redução de custos

FONTE: Sebrae Minas Design

design redução de custos

Engana-se quem pensa que o papel do design é tornar tudo mais bonito. É, também. Mas não somente. Em um cenário cada vez mais competitivo, o design faz a diferença no sucesso de um produto. Reduzir custos, por exemplo, é umponto fundamental de qualquer projeto. O design entra na definição de materiais viáveis e escolha do processo produtivo adequado.  Além disso, algumas maneiras do profissional designer cortar gastos são:

- Diminuir a quantidade de componentes. O projeto deve visar soluções que eliminem a necessidade de um grande número de peças. O resultado é algo mais simples de produzir e mais fácil para o usuário utilizar.

- Projetar produtos desmontáveis. Permitir o transporte em embalagens mais compactas é uma grande economia na etapa de distribuição. Essa solução pode cortar uma grande parte do custo com logística.

- Peças menos complexas. Simplificar muitas vezes é a parte mais difícil de um projeto, sorte que o profissional designer é mestre nessa arte. Quanto menor a complexidade de um produto, maior sua produtividade dentro da fábrica.

- Uso eficiente de matéria-prima. Muitas vezes, uma mudança no desenho impacta positivamente a quantidade de material gasto. Isso acontece, por exemplo, nas indústrias de plástico, em relação à espessura das peças. Uma pequena economia no volume de material que pode representar toneladas de plástico a menos na linha de montagem.

O mais importante é que o foco do projeto de design é o usuárioSó é eliminado o que não é reconhecido como valor para o consumidor. Pelo contrário, com soluções criativas é possível fazer mais com menos recursos. O resultado são produtos com melhores margens de lucro, mas que permanecem despertando o desejo e interesse dos consumidores.